É triste a realidade que rodeia as tartarugas do nosso planeta! Mais de 40% das espécies de tartarugas de água doce estão ameaçadas de extinção. E vocês sabem qual é o motivo primordial de todo este desastre? O próprio homem. Algumas espécies entraram para o grupo das extintas somente depois de ser descoberta pelos homens. A caça destes animais para alimentação e comercialização é lucrativa e consequentemente a procura por tartarugas aumenta ocasionando a morte de muitas delas.
Posso citar alguns exemplos de espécies que vem sofrendo com toda essa devastação:
- O Cágado vive apenas na região central do Vietnã, após intensa caça e coleta para o comércio de alimentos na China nos anos 90, poucas tartarugas sobraram. Porém, há muitas sendo criadas em cativeiro e algumas já foram reintroduzidas na natureza.
- A tartaruga do pântano que mede cerca de 10 centímetros de comprimento , possui um método único de se enterrar: como uma toupeira; para pegar insetos, vermes e outros alimentos. Sua atividade se tornou mais difícil agora que sua terra tem sido convertida para uso agrícola. Os prados e outros pequenos pântanos de seu habitat especializado já se foram, visto que 98% de suas terras já foram convertidas. Hoje, existem apenas algumas pequenas populações dispersas da espécie.
- Tartaruga Gigante ou de Couro é uma das maiores do mundo. Ela pode pesar até 250 quilos. Hoje, a espécie só sobrevive em dois pequenos, rios na Tailândia e na Indonésia ocidental. Seus habitats foram destruídos por causa de represamento e poluição. Sua quase extinção também se deve a caça.
- Cágado de Yunnan era considerada extinta até 2005, mas recentemente um pequeno grupo foi encontrado na província chinesa de Yunnan. O local está sendo mantido em segredo, pois os cientistas querem iniciar um programa de melhoramento da conservação da espécie. Os preços no mercado negro para quem encontrar um cágado de Yunnan chegam a 17.000 reais.
- Tartaruga gigante do rio Yangtsé é a mais ameaçada de todas, sendo que existem apenas quatro vivas no mundo. Duas delas estão na China, onde cientistas estão tentando produzir ovos, mas eles nunca eclodiram. Uma terceira está no Lago Hoan Kiem, no Vietnã, sendo reverenciada como um símbolo da sua independência. A quarta foi mantida refém por um pescador, depois que uma barragem estourou e inundou o seu rio. Ela só foi liberada após longas negociações com conservacionistas. A tartaruga então foi lançada de volta ao seu pântano natal.
Nota: A capacidade de egoísmo de ganância dos seres humanos é de dar medo! A que ponto chegamos! Seres vivos criados por Deus sofrem as consequencias de uma perseguição cruel feita pelos seres humanos que se dizem "muito inteligentes"! Infelizmente estamos caminhando para a destruição, digo mais, nosso saldo devedor perante Deusestá crescendo de maneira horrenda! Que Deus tenha misericórdia de nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário