foi por você
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Expressões e vícios igrejeiros
Ótimo texto escrito por Michelson Borges, leia e cresça! Expressões e vícios igrejeiros
Inteligência ao alcance de todos?
A ciência descobriu que a fonte de habilidade é muito mais interessante e improvisada do que inata. Acontece que tudo que somos é um processo de desnvolvimento, ou seja desenvolvemos habilidades ao nos interessarmos e nos esforçarmos para adiquiri-las. Isso também inclui o que recebemos dos nossos genes. "Um século atrás os geneticistas viam os genes como fixos, sempre proferindo as mesmas linhas, exatamente da mesma maneira. Nos últimos anos, porém, os cientistas acrescentaram uma atualização no seu entendimento da hereditariedade." Os pesquisadores sabem hoje que os genes interagem com o meio ao seu redor, se ligando e desligando o tempo todo. Eles tem efeitos diferentes dependendo até de com quem eles estão falando. "um traço de personalidade só surge da interação entre genes e ambiente" isso significa que nossa capacidade intelectual é determinado pela vida que levamos.
O fato de um craque no futebol ter se tornado o melhor do mundo não significa que ele não poderia ter se tornado uma pessoa diferente, sua magnificência no futebol não foi esculpida em pedra genética. A noção de um QI fixo também está mudando, pesquisadores concordam que a inteligência representa um conjunto de competências em desenvolvimento. Grandes acadêmicos não nascem mais inteligentes do que outros mas se esforçam mais e desenvolvem mais auto-disciplina.
"Até recentemente, a natureza dessa melhora era meramente intuitiva. Mas nos últimos anos, todo um novo campo de estudos de especialização tem entendido cada vez melhor como as diferentes atitudes, estilos e tipos de ensino e prática de exercício levam as pessoas ao longo de caminhos muito diferentes. Seria uma loucura sugerir que qualquer pessoa pode literalmente fazer ou ser qualquer coisa. Mas a nova ciência diz que é igualmente tolo pensar que a maioria de nós está condenada a mediocridade. Nossas habilidades não são definidas pela genética. Elas são moldáveis. Com humildade, esperança e determinação, a grandeza é algo que qualquer pessoa pode aspirar. Hiperscience
Nota:Interessante notar a perfeição do que temos. Somos muitas vezes desanimado por pessoas pessimistas a acreditar que cada um tem seu destino. O artigo nos mostra como que o fato de nos interessarmos e corrermos atrás do que queremos atingir nos dá a chance de realizar nossos sonhos. Para os perseverantes não há impossibilidades.
Diana R. Reis
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Tolerância em Crise
Recentemente saiu um artigo na revista Carta Capital sobre os problemas ocorridos entre mulçumanos e cristãos. A convivência milenar deles estão em perigo! Muitos fiéis se encontravam celebrando o ano-novo na Igreja localizada em Alexandria, quando por volta da meia noite, um homem-bomba explodiu. 25 pessoas morreram e 97 pessoas ficaram feridas, além de destruir automóveis e danificar a mesquita que havia no outro lado da rua onde feriu 8 mulçumanos. A intenção do assassino era entrar na igreja e matar o resto que sobrou dos fiéis, porém, quando foi barrado pelos policiais explodiu. "A comunidade copta - um antigo ramo do cristianismo independente tanto da Igreja Católica quanto da Ortodoxa - reagiu com protestos massivos e o governo pôs o Egito em estado de alerta" diz artigo. A gravidade do atentado se dá principalmente por ter sido em uma igreja em frente a uma mesquita. " No Egito , como na Síria, Iraque e Líbano importantes comunidades cristãs continuam a existir depois de mais de 1.300 anos de domínio mulçumano. Um atestado da relativa tolerância do Islã do passado em relação às minorias religiosas mantidas mesmo após as Cruzadas - em contraste com a Reconquista cristã, que varreu mulçumanos da Penísula Ibérica e da Itália."
Apesar de toda essa conquista dos cristãos, o quadro está mudando. A pressão no Egito contra os cristãos copta cresceu, por exemplo, eles proibiram os coptas de construirem igrejas ou reforma-las sem autorização.
Anuar Sadat (um antigo militar e político egípcio), acentou o tratamento dado à eles (se aproximou do fundamentalistas da Fraternidade Mulçumana e ao mesmo tempo se reconciliava com EUA e Israel).
Em 1972 iniciou a primeira onda de violência contra os coptas, nove anos depois oitenta e um deles foram massacrados, um sacredote degolado depois de recusar a conversão ao Islã. Um papa copta (Shenouda III) após protestar e recusar-se a receber emissários do governo foi confinado pelo mesmo em um monastério no deserto e tentado forçar o clero a eleger um substituto. Outras ondas de violência foram acontecendo em 1992, 1997, 2000...
Nota: Me arrepia ver a frieza que os seres humanos tem com seu próximo! Onde será que vai parar tudo isso! A cada década nos deparamos com mais e mais tragédias como essa, Infelizmente não tem como melhorar. Só piorar. Essa é a dura verdade.
Diana R. Reis.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Fidelidade Canina
A história de Leão comoveu-me. Após o desastre nas cidades serranas do Rio de Janeiro, Leão, cão que perdeu a sua dona na tragédia, não sai de perto do túmulo da dona desde seu interro.
Quanta amizade um cão pode ter por seu dono! Realmente eles são fiés em todos os momentos; hoje em dia o fato de sermos chamados de cachorros tem sido de certa maneira até agradável e um elogio! Pois os humanos por muitas vezes tem tido atitudes de bichos. Imaginem só, pessoas que estão sofrendo com a recente tragédia se depara com comerciantes (que deveriam fazer doações para as vítimas) se aproveitando da situação! Fiquei horrorizada ao assistir no jornal que os comerciantes estavam triplicando o valor das mercadorias para ter certa vantagem às custas do sofrimento dos outros! Como pode o ser humano ter tanta ganância e egoísmo? Pra onde nós iremos parar desse jeito! Sinceramente! Não sei! Só pela misericórdia de Deus.
O fato ocorrido me faz meditar no valor de uma fidelidade. Quando nos deparamos com pessoas ou até mesmo animais sendo fiéis aos seus amigos e donos achamos algo fantástico!Incrível! Isso não é comum! Mas quando vemos crueldade, ganância, egoísmo, a tendência nossa é não nos surpreender. Por que será? Por quê? Estamos ficando cada vez mais frios, isso foi profetizado! "Nos últimos tempos o amor de muitos se esfriará! " O que é pra ser normal virou algo espetacular, e o que é pra ser horrendo tem se tornado normal! Essa é a realidade.O fato de presenciarmos isso todos os dias deve nos fazer meditar na qualidade de nossa fidelidade para com Deus e o nosso próximo, será que estou sendo fiel ao meu cônjuge, ao meu vizinho, ao meu amigo e até ao meu inimigo (não me igualando a ele) ? Essa é uma pergunta que não deve calar aos nossos ouvidos. FIDELIDADE palavra bonita de se ouvir e difícil de se praticar!
Diana R. Reis
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Filme:"O curioso caso de Benjamim Button"
Neste final de semana assisti a um filme baseado num conto homônimo no qual conta a história de Benjamim Button, um homem que nasceu com uma doença incomum, sua aparência está envelhecida e, o pai pensando que ele é um monstro o abandona num lar assistencial de idosos. Lá ele é criado, porém todos pensavam que ele iria acabar por morrer rapidamente. Mas para surpresa de todos ele rejuvenesce até morrer novamente, mas como um bebê.
Analisando o filme pude tirar diversas lições, algo que pude notar para minha vida é que existem pessoas que agem por impulso e outras por amor. Costumamos olhar muito para a aparência das pessoas. Benjamim foi abandonado pelo pai porque simplesmente ele era um bebê feio! Mas, foi adotado por uma negra que o amou completamente. Onde será que estão nossos valores? Nas coisas ou nas pessoas? Assistam o filme, vale a pena!
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Amigo de Verdade
Amo cães e gatos!!! Meus fiéis companheiros, os únicos que me esperam com alegria de baixo de chuva ou sol. Muitas vezes chego tarde e ali estão eles! Meus verdadeiros amigos! Não entendo como que existe pessoas que faz tanto mal a esse bichinhos criados por Deus. Seria fantástico poder ter um grande tigre em casa! Talvez um lindo urso panda! Nunca se esqueça que "Ninguém é tão alguém que não precise de ninguém". Tenho três animais de estimação: 1 gato e dois cães. Como se divertem juntos! Além de que, são super unidos, geralmente no inverno todos saem de seus aposentos de se reúnem em um só para se aquecerem! É fantástico descobrir o mundo incrível dos animais e perceber que muitas das vezes somos mais egoístas do que eles (apesar de termos inteligência superior aos bichanos). Quando digo inteligência superior, refiro-me que somos os únicos seres vivos capazes de comunicar -se por completo, exemplo disso é a abelha, animal que se comunica com as demais através de um tipo de movimento em oito no qual se detecta a longitude e magnitude de seu alimento, porém elas não enchergam no escuro e, logo não tem como se comunicar adequadamente! Fomos criados seres perfeitos à imagem de Deus e quantas vezes nos deparamos com atitudes animalescas! Mulheres que jogam seus filhos em rios, latas de lixo ou simplesmente abandonam no hospital são exemplos de atitudes nada amorosas com suas crias! Sejamos sinceros, é mais fácil confiar em uma animal que te protege e avisa a chegada de um estranho em sua propriedade altas horas da noite, do que muitas vezes no seu próprio vizinho, não é mesmo? Realmente os animais são amigos de verdade.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Os nossos planos e os planos de Deus
Ao terminar o ensino médio, pensei: vou fazer faculdade de biomedicina o ano que vem! Mal sabia eu que Deus tinha outros planos para mim. Prestei vestibular naquele ano, passei, mas não tive condições de realizar o meu sonho: cursar uma faculdade de biomedicina, não possuia recursos financeiros suficientes par bancar o meu sonho. Muitos anos se passaram e muitas coisas aconteceram em minha vida. Numa dessas ocasiões recebi a proposta de trabalhar como professora numa pequena escola do bairro, lá aprendi muitas coisas, desenvolvi meu senso de organização e fui disciplinada e, é claro que não foi fácil pra mim, pois nunca havia trabalhado e constantemente recebia críticas de minha primeira e experiênte patroa. Eu não sabia mas Deus estava me moldando para algo melhor! Resolvi fazer curso de Pedagogia no IAE (atual Unasp), mas novamente fui impedida de realizar meu sonho por não ter a possibilidade de quitar as absurdas mensalidades e, pra surpresa minha também não consegui ser aprovada no pedido de bolsa que fiz no início do ano! Qual seria os planos de Deus para mim? Porque não conseguia realizar o que tinha sonhado para minha vida? O tempo foi passando, meus pais mudaram de Estado e então conheci meu atual esposo, e, após dois anos de namoro fiz novos planos, iria me casar! Será que meus planos dariam certo dessa vez? Fiquei receosa e então orei a Deus e pedi que se fosse de sua vontade que tudo pudesse dar certo, se não me contentaria com o que tinha reservado para minha vida! Após esta breve oração comecei a pôr as mãos na massa, aquele ano foi um ano de grandes provações! Perdi meu emprego que estava a cerca de 3 anos e comecei a trabalhar como entrevistadora ganhando dessa vez por produção! Como me planejar sem saber qual seria o meu ganho mensal? Difícil. Mas Deus estava encanminhando minha vida de uma forma maravilhosa da qual até hoje quando lembro me arrepio do poder de Deus em minha vida! Ao trabalhar por produção muitas vezes chegava super tarde em casa e saía cedo, mas Deus me concedeu um ano rodeado de bençãos materiais e espirituais. Pude pagar todos os gastos concernentes ao casamento muito antes do prazo, pude ver todas as contas de casa pagas, IPTU, telefone, água, luz sem nehum dia de atraso! Deus é maravilhoso percebia que estava me encaixando agora nos planos de Deus! Casei dia 18 de dezembro de 2005 na Igreja Adventista de Jardim São Judas! Tudo saiu como planejado! Me senti a queridinha dos olhos de Deus! É assim que ele nos vê! Depois de um ano comecei a fazer meu curso de Letras na Unisa! Terminei meu curso no final de 2009 e hoje olhando para traz me recordo das palavras escritas por Ellen White quando diz: "não devemos temer o futuro, a menos que esqueçamos o que Deus tem feito por nós no passado."
Tenho novos desafios pela frente, mas sei que Deus está me guiando! Coloque seus planos nas mãos de Deus e verá que Ele fará muito mais por você!
Abçs Diana R. Reis
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Complexidade da Célula
Recentemente iniciei a leitura do livro " Por que creio" de Michelson Borges e me deparei com diversas opiniões de pesquisadores que tratam de ciência e religião. O livro realiza uma série de perguntas à estudiosos debatendo opiniões sobre o tema acima citado. O que me chamou a atenção na leitura do livro entre outras coisas, foi a declaração feita pela Dra. Marcia Oliveira de Paula, Bióloga, Mestre em Microbiologia, quando relata sobre a complexidade da célula!
No ensino médio estudei em biologia sobre a célula e, na época muito me facinava tudo aquilo!
Dra. Paula nos transmite a mesma fascinação ao dizer que no passado a célula era considerada algo muito simples, como um pedacinho de gelatina, hoje, o estudo das células em microscópios comprova que uma única célula de um protozário, por exemplo, é altamente complexa! "Não dá para explicar a origem desses sistemas como vindo do nada."- diz.
Observando as declarações da Dra. podemos entender porque muitos estudiosos creem que há um criador! Sim queridos, Deus existe! Não tem como um mundo perfeito ter sido feito do nada! Ao pesquisarmos a natureza feitas pelas mãos de um Criador observamos que há ordem, e uma explosão não produz ordem somente destruição! Acreditar na teoria do evolucionismo é o mesmo que dizer o inverso disso.
Diana R. Reis
Assinar:
Postagens (Atom)