Recentemente saiu um artigo na revista Carta Capital sobre os problemas ocorridos entre mulçumanos e cristãos. A convivência milenar deles estão em perigo! Muitos fiéis se encontravam celebrando o ano-novo na Igreja localizada em Alexandria, quando por volta da meia noite, um homem-bomba explodiu. 25 pessoas morreram e 97 pessoas ficaram feridas, além de destruir automóveis e danificar a mesquita que havia no outro lado da rua onde feriu 8 mulçumanos. A intenção do assassino era entrar na igreja e matar o resto que sobrou dos fiéis, porém, quando foi barrado pelos policiais explodiu. "A comunidade copta - um antigo ramo do cristianismo independente tanto da Igreja Católica quanto da Ortodoxa - reagiu com protestos massivos e o governo pôs o Egito em estado de alerta" diz artigo. A gravidade do atentado se dá principalmente por ter sido em uma igreja em frente a uma mesquita. " No Egito , como na Síria, Iraque e Líbano importantes comunidades cristãs continuam a existir depois de mais de 1.300 anos de domínio mulçumano. Um atestado da relativa tolerância do Islã do passado em relação às minorias religiosas mantidas mesmo após as Cruzadas - em contraste com a Reconquista cristã, que varreu mulçumanos da Penísula Ibérica e da Itália."
Apesar de toda essa conquista dos cristãos, o quadro está mudando. A pressão no Egito contra os cristãos copta cresceu, por exemplo, eles proibiram os coptas de construirem igrejas ou reforma-las sem autorização.
Anuar Sadat (um antigo militar e político egípcio), acentou o tratamento dado à eles (se aproximou do fundamentalistas da Fraternidade Mulçumana e ao mesmo tempo se reconciliava com EUA e Israel).
Em 1972 iniciou a primeira onda de violência contra os coptas, nove anos depois oitenta e um deles foram massacrados, um sacredote degolado depois de recusar a conversão ao Islã. Um papa copta (Shenouda III) após protestar e recusar-se a receber emissários do governo foi confinado pelo mesmo em um monastério no deserto e tentado forçar o clero a eleger um substituto. Outras ondas de violência foram acontecendo em 1992, 1997, 2000...
Nota: Me arrepia ver a frieza que os seres humanos tem com seu próximo! Onde será que vai parar tudo isso! A cada década nos deparamos com mais e mais tragédias como essa, Infelizmente não tem como melhorar. Só piorar. Essa é a dura verdade.
Diana R. Reis.
oiii
ResponderExcluir